Valorização de subprodutos agroalimentares em debate na Universidade do Porto

FOTO SITE FFUP
Evento apresenta resultados de projeto dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a economia circular no setor agroalimentar
A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto promove o evento “Valorização dos subprodutos da cadeia agroalimentar em Portugal e perspetivas futuras”, integrado no projeto “Valorização dos Subprodutos da Cadeia Agroalimentar através de Métodos Inovadores e Sustentáveis”. Nesta iniciativa, serão divulgados os resultados do curso “Métodos inovadores e sustentáveis para a valorização da cadeia agroalimentar e o seu impacto na saúde e nutrição humana”.
O programa abordará temas relacionados com a valorização de subprodutos agroalimentares, incluindo a importância das condições de armazenamento, para preservar o seu potencial de reaproveitamento e minimizar riscos ambientais, a caracterização química e o conteúdo em compostos bioativos de subprodutos produzidos em Portugal, bem como o desenvolvimento de metodologias emergentes para a sua valorização.
Serão ainda apresentados trabalhos sobre a incorporação de subprodutos no desenvolvimento de novos alimentos e os benefícios associados a esta estratégia, assim como aspetos relacionados com a proteção e valorização do conhecimento através da obtenção de patentes. A promoção da inovação, da sustentabilidade e da sensibilização de consumidores e agentes educativos, para os princípios da economia circular, constituirá igualmente um dos focos do encontro.
Através de apresentações de especialistas, estudos de caso e uma sessão interativa de perguntas e respostas, o evento pretende fomentar a colaboração entre a academia e o setor agroalimentar, incentivar a adoção de práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento de estratégias que reforcem a resiliência e a competitividade da cadeia agroalimentar.
A participação no evento está sujeita a confirmação até 1 de julho de 2026, através do endereço eletrónico scmendes@ff.up.pt.
Outros artigos que lhe podem interessar