Tetra Pak e Preco assinam acordo para reciclagem química do polietileno das embalagens

A Tetra Pak e a Preco anunciaram a assinatura de um acordo com o objetivo de consolidar a reciclagem química do polietileno presente nas embalagens de cartão para bebidas, em Espanha. A reciclagem química complementará a reciclagem mecânica, aumentando a capacidade de reutilização do polietileno

A reciclagem química de embalagens pós-consumo é, atualmente, a única forma de obter polímeros reciclados que podem ser utilizados para aplicações que pressupõem contacto alimentar.

Em comunicado de imprensa, as empresas explicam que o processo de reciclagem química se baseia num sistema de pirólise contínua com entrada de calor, em ausência de oxigénio e utilizando resíduos plásticos pós-consumo como matéria-prima. Posteriormente, procede-se à decomposição molecular dos resíduos e os gases condensáveis são sintetizados em produtos químicos. Por fim, os polímeros obtidos na condensação são submetidos a processos de purificação e refinamento para garantir a sua qualidade e eliminar as impurezas. Uma vez que tudo é realizado numa atmosfera sem oxigénio, não há combustão e os regulamentos aplicáveis em matéria de emissão de gases são respeitados.

Ao decompor os plásticos nos seus componentes originais, a reciclagem química oferece a possibilidade de obter uma matéria-prima de alta qualidade, o óleo de pirólise, que pode substituir o óleo fóssil virgem para a produção de novos polímeros. Para realizar estes testes num ambiente especializado e controlado, a Preco colocou à um dos módulos da sua fábrica de reciclagem de Toledo. O resultado foram 750 toneladas de polietileno recicladas, em 2023 e 2024.

O acordo passa agora pela construção de uma nova unidade de reciclagem química, em Puertollano, entre 2025 e 2026. Esta nova unidade, que já dispõe de todas as autorizações e licenças, implicará um investimento de 30 milhões de euros. A fábrica vai dispor de um abastecimento estável de 15 000 toneladas de resíduos de polyal, por ano, provenientes de embalagens de cartão para bebidas, após a extração da fibra de papel

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.