Primeiro curso de formação de Data Stewards para Dados Biológicos arranca esta semana pela mão da BioData.pt

O curso de formação de Data Stewards para dados biológicos da BioData.pt | ELIXIR Portugal começou esta segunda-feira e pretende formar a primeira geração de Data Stewards para dados gerados pela investigação na área das ciências da vida e da saúde, em Portugal, valorizando e potenciando os seus resultados.

A primeira edição do curso da BioData.pt | ELIXIR Portugal intitulado "Ready for BioData Management?: Data Stewardship for Life Sciences Training Program" teve início a 21 de fevereiro e decorrerá até outubro de 2022, num modelo que compreende um módulo introdutório de quatro sessões remotas sobre os conceitos básicos da gestão de dados científicos, seguido de dois módulos práticos, e encerrando com um programa presencial de consolidação dos conhecimentos adquiridos.

São 24 os cientistas, oriundos de 16 instituições portuguesas de investigação e inovação (I&D), que aceitaram participar neste curso pioneiro em Portugal, que visa apoiar a comunidade científica nacional na implementação dos quatro princípios orientadores da gestão e curadoria de dados (princípios FAIR, acrónimo inglês para Findability, Accessibility, Interoperability, Reusability) e de ciência aberta na gestão da crescente quantidade de informação produzida pelos investigadores.

A aplicação destes princípios facilita a pesquisa de dados científicos em repositórios, torna os dados acessíveis e interoperáveis e fomenta a sua reutilização para produção de novo conhecimento científico.

A concepção e o planeamento do curso de formação de curadores de dados biológicos resultaram de um esforço conjunto de Ana Portugal Melo (BioData.pt | ELIXIR Portugal), Celia van Gelder (DTL | ELIXIR Países Baixos), Pedro Príncipe (Universidade do Minho) e Filipa Pereira (FCT-FCCN). 

O curso é organizado pela BioData.pt | ELIXIR Portugal, em colaboração com 13 outras organizações científicas, integra-se nas atividades da Plataforma de Treino do ELIXIR e é enquadrado pelo projeto ELIXIR-CONVERGE financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia, que visa uniformizar a gestão de dados biológicos em toda a Europa. É ministrado por um painel de 25 instrutores, incluindo duas instrutoras do ELIXIR Países Baixos e um instrutor do ELIXIR Grécia.

BioData.pt | ELIXIR Portugal

A BioData.pt | ELIXIR Portugal é a Infraestrutura Portuguesa de Dados Biológicos e o nó português do ELIXIR, que é a Infraestrutura Europeia Distribuída de Dados Biológicos do European Science Forum for Research Infrastructures (ESFRI).

A missão da BioData.pt | ELIXIR Portugal consiste em apoiar a organização e valorização dos dados biológicos gerados pelo sistema científico nacional, através de uma infraestrutura de computação distribuída e de uma rede de especialistas em bioinformática e gestão de dados. A atividade da BioData.pt centra-se na disponibilização de recursos computacionais, de serviços de bioinformática, gestão e análise avançada de dados, bem como de cursos de formação especializados.

A BioData.pt é uma associação científica e técnica privada sem fins lucrativos, fundada em maio de 2021, e constituída por 12 instituições do tecido científico nacional, de Norte a Sul de Portugal: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC-FCG), Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Aveiro (UAveiro), Universidade de Coimbra (UCoimbra), Universidade do Minho (UMinho), Universidade Nova de Lisboa (NOVA).

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.