Exportações agroalimentares nacionais ultrapassam importações

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), durante os primeiros sete meses do ano, as exportações do setor agroalimentar cresceram 3,1% face ao período homólogo.

Já as importações avançaram 2,5%. No comunicado emitido pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, realça que "estamos menos dependentes, aumentámos a nossa capacidade de autoaprovisionamento e estamos as substituir as importações por produção nacional".

Para este desempenho contribuíram as exportações do setor hortofrutícola que, até julho, já tinham ultrapassado os 900 milhões de euros, tendo crescido 11% face a igual período do ano anterior.

"A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, em 2019 o setor hortofrutícola está a registar um desempenho notável, especialmente ao nível das exportações", acrescentou o governante.

Neste setor, destaca-se a produção da floricultura (23%), dos pequenos frutos (22%), dos produtos hortícolas (21,2%) e das frutas (12,3%).

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.