Evento reforçou importância da nutrição na saúde reprodutiva

“Fertilidade sem Tabus” foi o tema do evento organizado a 14 de junho em Lisboa que reforçou a importância da alimentação na saúde reprodutiva de homens e mulheres

O evento, organizado pelo ginecologista e obstretra Miguel Raimundo, contou também com a participação da nutricionista Virgínia Marques, especialista em nutrição na fertilidade e gravidez.

De acordo com informação disponibilizada pelos organizadores do encontro, e difundida em comunicado, “a saúde do intestino é hoje reconhecida como um fator determinante para a fertilidade. Um intestino saudável ajuda a equilibrar os níveis hormonais e a reduzir a inflamação sistémica, um dos grandes inimigos da conceção. A presença de uma microbiota equilibrada melhora a absorção de nutrientes essenciais e apoia o sistema imunológico, preparando o corpo para a gravidez”. Alertou-se ainda para o efeito dos défices nutricionais na qualidade das células reprodutoras e ambiente uterino. Destacou-se o papel de nutrientes como ácido fólico, vitamina D, antioxidantes como a vitamina E e minerais como o zinco e o selénio na formação celular e prevenção do stress oxidativo.

Também houve conselhos para os homens: Miguel Raimundo destacou os efeitos da inflamação prolongada na redução da qualidade do esperma, tendo recomendado alimentação anti-inflamatória, rica em gorduras boas (ómega 3), frutas, vegetais e pobre em açúcares refinados e alimentos processados.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.