Em 2018 nasceram em Portugal 30 mil empresas
Portugal poderá alcançar este ano um novo recorde em termos de constituição de novas empresas.

No período acumulado até agosto, foram constituídas 30 620 empresas e outras organizações, mais 10% do que no mesmo período de 2017, revelam os números do Barómetro Informa D&B, que resultam da análise e monitorização da dinâmica do tecido empresarial português.
«Este ano poderá ser batido o recorde do maior número de empresas constituídas», prevê a Informa D&B.
São as atividades relacionadas com o turismo que mais contribuem para a criação de empresas.
«O crescimento na constituição de novas empresas é registado na quase totalidade dos distritos e setores, mas o grande impulso vem dos setores ligados ao turismo, onde este indicador cresce 19,4%. Entre estas empresas destacam-se as atividades imobiliárias, construção, transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, outros serviços relacionados com o turismo e alojamento e restauração», segundo a mesma fonte.
Do lado dos encerramentos, são os principais setores exportadores – grossista e indústria transformadora – que mais contribuem. São também os setores onde o aumento do nascimento de empresas é mais lento.
No entanto, «o panorama nas novas insolvências de empresas mantém-se semelhante ao registado nos últimos anos, onde se mantém a descida que se iniciou em 2013», explica o barómetro.
Fonte: Hipersuper
Outros artigos que lhe podem interessar