Sete empreendedores premiados por inovação agroalimentar

FOTO AVATOVA/ PIXABAY

O EIT Food, um programa cofinanciado pela Comissão Europeia, anunciou os sete vencedores do seu prémio de inovação. Há prémios para alternativas à carne e integração de Inteligência Artificial

Sete empreendedores ganharam 10 mil euros cada em reconhecimento do seu contributo para a inovação no setor agroalimentar.

Gustavo Flores foi distinguido pelo seu projeto PìFresc, um revestimento de base vegetal que prolonga o tempo de vida da fruta fresca até 25 dias, dispensando o plástico.

Randi Wahlsten foi distinguida pelo MATR Fungal, uma nova geração de alternativas à carne que recorre a fermentação fúngica aplicada a vegetais: Iratxe Perales recebeu o prémio pelo projeto HoneyAI, um sistema de microscopia automatizado para análises ao mel.

Rodrigo Garcia Gonzalez foi premiado por ter concebido uma jardineira feita à base de macroalgas.

Também no domínio da Inteligência Artificial, Ilker Bektas criou o Ecominos, um robô com sensorização multiespectral para automatizar a extração de plantas prejudiciais, mantendo as benéficas. Srdjan Tadic desenvolveu o Winessence, uma plataforma de gestão de vinhas que combina monitorização ambiental precisa com predição ao nível das doenças.

Oluwaseun Olawusi foi premiado pelo Gloxad, uma plataforma de aprendizagem online que equipa indivíduos e organizações com competências digitais na área alimentar e climática.

Todas as start-ups desenvolveram um produto que alcançou efetivamente o mercado.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.