Sardinha em destaque em evento sobre sustentabilidade dos oceanos

DR
O futuro e a gestão dos oceanos estarão em destaque entre 18 e 20 de julho no Out of the Blue, em Matosinhos, onde se debaterá, entre outros temas, o turismo gastronómico
Debater o futuro e a gestão dos oceanos e posicionar a costa portuguesa como destino privilegiado para o turismo gastronómico sustentável são os pontos de partida para mais uma edição do Out of the Blue, um evento que junta chefs e especialistas em diversos locais de Matosinhos.
Um dos destaques será a Academia da Sardinha by Out of the Blue, uma iniciativa surgida no âmbito do processo de atribuição do selo azul na pesca da sardinha com o objetivo de enaltecer este peixe, numa perspetiva que envolve saúde, economia e ambiente.
“A sardinha é um símbolo vivo da cozinha portuguesa: o seu produto mais simples e popular, mas também o que encerra maior potencial. Em Matosinhos, maior porto sardinheiro de Portugal, a sardinha sustenta pescadores, fábricas de conservas e restaurantes, gerando emprego e atraindo visitantes. No Out of the Blue, convidamos o público a descobrir este património vivo, celebrando a sardinha como ponte entre sabor, economia, saúde e um futuro mais sustentável”, sublinha, citado em comunicado da organização, Carlos Martins, responsável da Opium, entidade que organiza o evento, com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Matosinhos.
No dia 18, às 20.00, e no dia 19, às 15.00 e às 18.00, o chef Rodrigo Cardoso, responsável pelo restaurante Peixe no Mercado, chega à Docapesca – Lota de Matosinhos para ensinar a fazer uma conserva de sardinha. No dia seguinte, domingo, a atividade contará com a participação da ANICP (Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O programa conta ainda com a iniciativa Rota das Algas, no dia 18, um percurso pedestre pela Praia de Angeiras comandado pela chef e bióloga Joana Duarte. Ao longo do caminho os participantes vão identificar, provar, capturar algas e aprender a aplicá-las no dia a dia.
Outros artigos que lhe podem interessar