OE promove ação sobre normalização internacional para as indústrias alimentares
No âmbito dos protocolos de cooperação para a área da Formação, celebrados entre o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), a FIPA e a QUALIFICA/oriGIn Portugal terá início, no mês de outubro, na sede nacional da OE, a ação de formação “Normalização Internacional para as Indústrias Alimentares”.
O evento terá lugar a 11 de outubro, na sala Sande Lemos, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.
Segundo a OE, os objetivos da ação passam por «dar aos participantes o conhecimento das normas internacionais a adotar na indústria alimentar para cumprir com os requisitos legais a nível de segurança alimentar e, simultaneamente, satisfazer os critérios exigidos pelos clientes com testemunhos de exemplos práticos e pontos críticos»
Do programa vão constar os seguintes pontos fundamentais:
- Contextualização;
- Europa e a globalização;
- Tendências em segurança alimentar;
- Fornecimento sustentável de alimentos.
- Standards/ Normas existentes
- Origens; Histórico; As mais reconhecidas em agroindústrias (AIB; PAS 220; DS 3027E; SQF 2000; BRC Food; IFS; ISO 22000; FSSC 22000); Comparações relevantes.
A formação é dada por Carla Margarida Duarte, Doutorada em Ciências Biológicas e Biomédicas e Especialista em Engenharia Alimentar pela OE.
É também convidada Ana Soeiro, Diretora Executiva da Associação Qualifica, para partilhar o seu conhecimento e experiência na área da Internacionalização dos Alimentos Tradicionais.
Outros artigos que lhe podem interessar