DGS publica guia sobre oferta alimentar em eventos sociais

FOTOGRAFIA: CONGERDESIGN/ PIXABAY

Documento pretende alertar para a importância de promover uma alimentação saudável em eventos de trabalho e criar oportunidades de ativação física e interrupção de tempo sedentário

O documento apresenta um conjunto de estratégias a serem consideradas na organização ou contratualização de serviços de alimentação para eventos e reuniões, contribuindo para que a oferta alimentar seja mais saudável, sem descurar o sabor. Este guia pode ser um documento de apoio à contratualização de serviços de catering, podendo ser enviado previamente para as empresas para orientar a elaboração de propostas de coffee breaks saudáveis.

Entre as recomendações gerais, está a escolha de produtos frescos, sazonais e locais, a garantia da oferta de fruta e hortícolas, a disponibilização de água, a preferência por cereais integrais em vez de refinados e a redução de sal, açúcar e gordura nas preparações, a garantia de que as opções mais saudáveis estão presentes pelo menos numa proporção de 80 % e a indicação da presença de alergénios.

O guia divide os alimentos a incluir nos coffee breaks em três categorias: “Escolha isto”, “Em vez disto” e “Evite sempre que possível”. Na categoria dos alimentos a evitar estão opções como fruta em calda e cristalizada, granolas comerciais com elevado teor de açúcar ou gordura, pão de forma, croissants folhados ou brioches e bebidas vegetais com adição de açúcar. na categoria intermédia estão bolachas cream cracker, smoothies, omelete e marmelada e compotas. Na categoria dos alimentos a privilegiar encontra-se fruta, cereais integrais, pão de mistura, croissants com massa de pão, leite simples, leite de soja sem açúcar, muffins à base de leguminosas e hortícolas, ovos cozidos, mexidos ou escalfados e chá, infusões e tisanas.

São também incluídas sugestões de apresentação dos alimentos indicados.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.