Consumidores globais continuam a dar prioridade ao snacking
A Mondelez International, Inc. lançou o quinto relatório anual “State of Snacking”™, um estudo sobre as tendências de consumo global, que examina anualmente a perceção sobre como os consumidores tomam as suas decisões relativamente ao snacking. O relatório deste ano revela que, apesar da contínua incerteza económica global, os consumidores continuam a preferir, priorizar e comprar snacks.

Desenvolvido em parceria com a Harris Poll, este relatório foi inicialmente lançado há cinco anos para apoiar a missão da Mondelez International de liderar o estudo sobre o futuro do snackings. Nos últimos cinco anos de monitorização de de atitudes e comportamentos, entre milhares de consumidores, em 12 países, tem mostrado uma linha de tendência consistente na preferência dos consumidores por snacks em vez de refeições.
Este ano, a Mondelez também está a lançar um relatório complementar, “State of Snacking: Future Trends[MP1] ”, que destaca as tendências macro de consumo a longo prazo que estão a moldar o futuro do snacking. Estas tendências incluem: mudanças no paradigma demográfico, estilos de vida cada vez mais fluídos, impacto nas pessoas e no planeta, ubiquidade da saúde e bem-estar, e ressurgimento da economia da experiência. Estas tendências macro proporcionam um contexto adicional sobre as mudanças de comportamentos numa perspectiva mais abrangente, explorando ainda mais como o mundo do snackings pode evoluir no futuro.
Os resultados do “State of Snacking” deste ano revelam que os comportamentos de consumo de snacks continuam a crescer, incluindo um aumento notável no consumo consciente de snacks (mindful snacking), sendo a categoria de chocolate particularmente associada à alegria. Os consumidores estão a praticar o snacking:
- Consistentemente: o gasto financeiro com snacks mantém-se inalterado, com dois terços (66%) dos consumidores a concordarem que não fizeram alterações significativas nos seus gastos com snacks, apesar de estarem mais conscientes dos preços.
- Cuidadosamente: 85% dos consumidores relatam que regularmente apreciam o sabor, o aroma e a textura de um snack enquanto comem; 78% dizem que apreciam mais os snacks quando consumidos de forma atenta.
- Aventureiramente: os consumidores inquiridos estão a usar as redes sociais (62%) e a procurar novidades, com seis em cada dez a considerarem-se "aventureiros do snacking" que gostam de experimentar novos snacks.
- Propositadamente: mais de dois terços dos consumidores globais concordam que frequentemente escolhem marcas que se alinham com os seus valores, alimentando um crescente apetite por snacks com benefícios de sustentabilidade.
"A tendência dos últimos cinco anos no nosso relatório ‘State of Snacking’ reforça que, apesar de um ambiente dinâmico contínuo e de mudanças nas preferências, os snacks continuam a ser um pilar integral na vida dos consumidores globais," disse Dirk Van de Put, Chairman e CEO da Mondelez International. Referiu ainda que: "À medida que notamos a evolução de um consumidor mais intencional, que abraça o consumo consciente de snacks, continuamos a empoderá-lo com escolhas através das nossas marcas enquanto nos esforçamos para nos tornarmos líderes globais no snacking."
O relatóriodemonstra o crescente desejo dos consumidores por snacks que ofereçam uma harmonia entre satisfação, alinhamento com valores pessoais e ambientais. Os consumidores acreditam nos snacks pelos benefícios sentidos, tais como aumentar a energia (75%), melhorar o humor (74%) e alinhar-se com objetivos pessoais de fitness (70%). Além disso, 63% dos consumidores inquiridos procuram snacks cujos produtores trabalhem para minimizar o seu impacto ambiental e reforcem a sustentabilidade.
A Mondelez International continua a liderar a indústria de snacks, adaptando-se às preferências e evolução dos consumidores, trabalhando para garantir que cada snack oferece uma oportunidade de conexão e consciencialização, privilegiando os desejos dos consumidores.
Conclusões adicionais dos relatórios “State of Snacking”e “State of Snacking: Future Trends” de 2023, disponíveis para download aqui, incluem:
- A Mentalidade de Snacking em Evolução
o O consumo de snacks continua a ser um hábito alimentar preferido, com 88% dos consumidores a relatarem que consomem snacks diariamente.
o Seis em cada dez consumidores concordam que preferem várias pequenas refeições ao longo do dia, em vez de poucas refeições grandes.
o O controlo das porções está a tornar-se cada vez mais importante, com 67% dos consumidores a afirmarem que procuram snacks com porções controladas.
o Sete em cada dez concordam que preferem uma porção menor de um snack indulgente do que uma porção maior de uma versão alternativa com baixo teor de gordura/açúcar.
o 72% dos inquiridos afirmam que "um mundo sem chocolate seria um mundo sem alegria", um sentimento que é consistente entre gerações e regiões.
o As redes sociais desempenham um papel crucial na descoberta de snacks, com mais de metade dos consumidores inquiridos a expressarem interesse numa opção de "compra imediata" para snacks encontrados online.
o 74% relatam que a novidade da combinação de sabor e textura é importante para a sua escolha de um snack.
o 56% descobrem novos snacks nas redes sociais, e estes números são ainda mais elevados entre as gerações mais jovens.
o 63% dos consumidores inquiridos procuram snacks que minimizem o seu impacto ambiental com ações como a compensação de carbono, priorização da utilização de ingredientes locais e otimização das cadeias de fornecimento para promover a sustentabilidade.
o 74% relatam que frequentemente reciclam as embalagens dos seus snacks — um aumento de 3%em relação ao ano passado — um aumento estatisticamente significativo.
o Os Millennials são os que mais provavelmente dizem que dão prioridade aos snacks que têm menos embalagens de plástico (71%).
"Temos visto que o snacking tem ajudado os consumidores a navegar nos últimos cinco anos," disse Martin Renaud, Chief Marketing and Sales Officer da Mondelez International. "Na Mondelez International, continuamos a trabalhar para atender à crescente procura por opções de snacking mais sustentáveis e conscientes, enquanto esta se mantém uma categoria de consumo diário."
[MP1]Vera, same here: we leave the original name - "State of Snacking: Future Trends"
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