WRAP e Coligação Internacional contra o Desperdício Alimentar formam o WRAP EU
Iniciativa visa transformar os sistemas alimentares e enfrentar a produção e o consumo insustentáveis em vários setores, impulsionando programas de circularidade na UE
A ONG global de ação ambiental WRAP uniu forças com a Coligação Internacional contra o Desperdício Alimentar (IFWC) para criar a WRAP EU, uma nova organização com o objetivo de transformar os sistemas alimentares. A WRAP EU irá concentrar-se inicialmente no combate ao desperdício alimentar no setor da hotelaria e dos serviços alimentares ao longo de toda a da cadeia de valor, alargando futuramente o seu âmbito de atuação a outros setores, como plásticos e moda.
O lançamento oficial da WRAP EU ocorreu durante uma reunião dos membros do programa da IFWC, realizada em Paris a 28 de janeiro. Participaram representantes de empresas como a Accor Group, BWH Hotels France, Club Med, Compass Group, Elior, Kitro, Louvre Hotels Group, Leanpath, Orbisk, Sodexo e Winnow.
Harriet Lamb, CEO da WRAP, destacou que enfrentar as alterações climáticas exige uma colaboração global e que estabelecer raízes na UE permitirá influenciar, informar e investir em programas-chave que levarão as preocupações com circularidade ao setor empresarial e consumidor final. Relembra ainda que a WRAP, assim como a IFWC, tem um histórico forte de parcerias para combater o desperdício de alimentos na UE.
A WRAP EU é a terceira base internacional da WRAP, ao lado da WRAP Asia-Pacific, na Austrália, e da WRAP in the Americas, com sede em Washington. A organização planeia expandir o impacto da IFWC, que já alcançou uma redução de 25 % no desperdício de alimentos em 5000 locais. Os seus membros representam cerca de 60 % do mercado de catering da UE e 15 % do mercado hoteleiro.
O setor de serviços alimentares gera, atualmente, um desperdício de alimentos de mais de 35 mil milhões de euros, representando 11 % do desperdício total na Europa, segundo o Eurostat. A meta dos membros da IFWC é reduzir esse desperdício em 50 % até 2030.
Mouna Fassi Daoudi, diretora de Sustentabilidade da Sodexo, afirmou: “Reduzir o desperdício e a quebra de alimentos continua a ser um dos pilares do nosso compromisso com a transição alimentar. Esta parceria é uma mudança radical para o avanço na redução do desperdício alimentar, beneficiando tanto o ambiente como a economia.”
O WRAP tem como objetivo impulsionar uma mudança global na forma como são produzidos, consumidos e geridos os recursos, estabelecendo a Circularidade como um padrão global e assegurando que a criação de valor já não depende do consumo desenfreado de matérias-primas virgens.
Na foto da esquerda para a direita: Stéphane Leroux, diretor executivo international da IFWC, Harriet Lamb, diretora executiva da WRAP, Richard Swannell, diretor de impacto no crescimento da WRAP e Didier Sandoz, presidente da IFWC.
Outros artigos que lhe podem interessar