ASAE apreende vinhos e chocolates por uso ilegal de denominação de origem protegida

No passado dia 14 de dezembro, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou duas ações de fiscalização dirigidas a uma indústria de fabrico de chocolates, em Coimbra, e a um estabelecimento de alojamento local e restauração em Vila Real.

Como resultado das ações foram instaurados dois processos-crime pela utilização ilegal da expressão “Vinho do Porto” em violação da Denominação de Origem Protegida e um processo de contraordenação por falta de rotulagem e menções obrigatórias.

Foram ainda apreendidos 16 kg de chocolates e mais de 1570 rótulos, 118 litros de vinho do Porto, 34 garrafas em miniatura de vinho do Porto e 8 garrafas de capacidade de 0.50 litros de vinho do Porto, sem aposição de selo de garantia, bem como apreendidas 78 garrafas de capacidade de 0.50 litros de vinho do Porto com aposição de selo de garantia e contrarrótulos originais, mas com utilização indevida de rótulos de outra marca registada constituindo fraude sobre mercadorias, 79 lt de vinho licoroso sem qualquer rotulagem e 207 embalagens de metal de 0,5 lt de azeite.

O valor total da apreensão rondou os € 7500. 

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.