Inovação da Alfa Laval aumenta capacidade de processamento de azeite

Christina Genet

Com o decantador Food Sigma, o lagar de azeite Caminhos do Futuro, situado em Montemor-o-Novo, conseguiu maximizar o seu rendimento e adaptar a produção ao impacto das alterações climáticas.

Enquanto a época da colheita das azeitonas se aproxima, a Alfa Laval apresenta resultados promissores com o seu decantador Food Sigma. Instalado no lagar de azeite extra virgem português Caminhos do Futuro desde 2024, a inovação quadruplicou a sua capacidade de processamento de azeite, passando de 1 500 kg/h para 6 000 kg/h.

A série Foodec Sigma apresenta um design com dobradiça e mola incorporada que facilita a abertura manual mesmo das tampas mais pesadas. A sua zona de alimentação é posicionada de forma otimizada, maximizando o tempo de retenção do óleo na unidade e potenciando a eficiência da extração. Além disso, as suas saídas de óleo são concebidas com grande precisão, minimizando a exposição ao calor durante a separação e preservando a qualidade do óleo.

Rendimento maximizado e desempenho contínuo

O decantador também se destaca pelo seu variador de frequência (VFD) e pelas suas soluções de controlo automático personalizáveis, garantindo grande flexibilidade operacional. Além disso, é equipado com tecnologia IoT que permite o acesso em tempo real aos dados de operação no local ou à distância.

“O transportador mais longo aumenta o rendimento, prolongando a distância do fluxo do produto dentro da unidade, enquanto o Disco Defletor Ativo patenteado garante um desempenho ininterrupto em condições variáveis”, explica Rafael Ayuso, especialista em azeite da Alfa Laval. “A sua configuração simplificada também reduz o tempo de inatividade e minimiza a necessidade de ajustes manuais.”

Com as épocas de colheita a ficarem mais curtas devido às alterações climáticas, a mais recente centrífuga decantadora de duas fases da Alfa Laval apresenta várias vantagens para os lagares de azeite de pequeno a médio porte. 

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.