AECOA apoia internacionalização de empresas do setor ESIIA

Foto StockSnap/ Pixabay

A operação conjunta da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis foi aprovada para financiamento no âmbito do Portugal 2030 como o objetivo de apoiar empresas da indústria alimentar no desenvolvimento das exportações e da sua presença internacional.

Chama-se “ESIIA_Internacional” e é o novo projeto da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) recentamente aprovado no âmbito do programa Portugal 2030. Esta iniciativa conjunta de internacionalização visa reforçar a capacidade exportadora e a presença internacional de pequenas e médias empresas (PME) das regiões Norte e Centro. Com apoio financeiro do Portugal 2030, uma dezena de empresas do setor dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar poderá usufruir de incentivos a fundo perdido de 50%.

Casablanca e Munique são os destinos já definidos para as PME participantes no programa em 2025. A AECOA levará as empresas à Siema FoodExpo em Marrocos e à Drinktec na Alemanha. Quem quiser integrar a delegação para o certame em Casablanca ainda pode contactar a AECOA para se inscrever. No ano seguinte, estão previstas participações na Siema 2026 em Barcelona e na feira FoodTech em Herning na Dinamarca.

Além destes serviços de internacionalização, o projeto ESIIA_Internacional também oferece apoio a fundo perdido de 50% para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, adesão a marketplaces B2B, catálogos digitais e produção de vídeos promocionais nas feiras em que as empresas participem.

A operação conjunta ESIIA é cofinanciada pela União Europeia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, que integra o Portugal 2030. Este programa nacional orienta a aplicação dos fundos europeus em áreas-chave como a transição climática, a coesão territorial, a inovação e a competitividade económica.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.