UA integra projeto europeu sobre alimentação saudável

Contribuir para a educação nutricional e alimentar da população, especialmente os mais jovens, recuperando alimentos e produtos tradicionais de vários países, e preservando técnicas ancestrais de conservação, confeção e consumo. Estes são os grandes objetivos do FairFood, um projeto europeu focado na Dieta Mediterrânica e que tem no consórcio responsável a Universidade de Aveiro (UA).

fair food

Os resultados do projeto dirigem-se a toda a população interessada em melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Tem, no entanto, o objetivo especial de sensibilizar as gerações mais jovens, nomeadamente através da criação de um conjunto de recursos didáticos concebidos para estudantes do ensino profissional dos ramos de hotelaria e cozinha. O FairFood contempla ainda uma plataforma educativa multilingue de acesso livre que funcionará como repositório de conhecimentos sobre o património cultural gastronómico dos países do Mediterrâneo.

O projeto FairFood, coordenado pela Universidade de Málaga, enquadra-se no âmbito do programa Erasmus+ e conta com vários Parceiros Associados de referência em Portugal: a ANESPO - Associação Nacional das Escolas Profissionais, a ACPP - Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, a APN - Associação Portuguesa de Nutrição, e a EPA - Escola Profissional de Aveiro.

A equipa da UA, composta por docentes do ISCA-UA, confia nos resultados do projeto enquanto dinamizador de práticas educativas inovadoras no Ensino Profissional, contribuindo para a formação e bem-estar da comunidade: «O projeto FairFood acompanha as iniciativas de internacionalização da UA em áreas relevantes a nível global: recuperação de hábitos alimentares mais saudáveis, com alimentos de cada estação, numa cultura de proximidade», refere Cláudia Santos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.