Puratos revela tendências de consumo na indústria de panificação e pastelaria
A Puratos, empresa centenária na produção e investigação nos setores da panificação, pastelaria e chocolate, apresenta as tendências de consumo nestes setores para 2024 no “Taste Tomorrow”. Sustentabilidade, origem dos alimentos, saúde e bem-estar, preferências de consumo e crescimento das compras online são alguns dos temas abordados no estudo deste ano, fornecendo insights valiosos para a indústria.

A Puratos lança o seu mais recente estudo “Taste Tomorrow”, que oferece uma análise detalhada sobre as tendências de consumo na indústria de panificação, pastelaria e chocolate em Portugal e na Europa. O relatório identifica aspetos cruciais que influenciam as escolhas dos consumidores, fornecendo informações valiosas para ajudar a indústria a responder às novas exigências do mercado.
Há mais de dez anos que a Puratos Portugal desenvolve este estudo, o maior e mais abrangente do setor alimentar a nível mundial. Com uma análise aprofundada dos comportamentos, atitudes e preferências dos consumidores, o “Taste Tomorrow” acompanha a evolução do mercado e revela novas tendências de consumo em panificação, pastelaria e chocolate. Com a participação de mais de 20 mil pessoas em 50 países, a pesquisa utiliza tecnologias avançadas e inteligência artificial para prever e identificar novos padrões de consumo. A investigação é complementada por uma rede global de deteção de tendências, uma rigorosa investigação sensorial e parcerias com empresas, investigadores e universidades.
Tendências de consumo para 2024
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade crescente entre os consumidores portugueses:
- 72% dos consumidores em Portugal procuram consumir produtos mais sustentáveis.
- 87% dos portugueses consideram importante que todos os produtos alimentares sejam vendidos em embalagens sustentáveis.
Origem e Produção dos Alimentos
Os consumidores estão cada vez mais interessados na origem e no processo de fabrico dos seus alimentos:
- 75% dos portugueses querem ser informados sobre a origem e o modo de fabrico dos seus alimentos.
- 74% acreditam que alimentos produzidos com ingredientes locais são melhores para o ambiente e 72% considera que alimentos produzidos com ingredientes locais são melhores para a saúde.
Saúde e Bem-estar
A preocupação com a saúde e o bem-estar continua a ser um fator determinante nas escolhas alimentares:
- 76% afirmam que uma alimentação de base vegetal tem um impacto positivo no ambiente e 71% um impacto positivo para a saúde.
- 84% consideram que a melhoria da saúde intestinal tem um efeito positivo no sistema imunitário.
Preferências de Consumo
Os consumidores portugueses valorizam uma combinação equilibrada entre sabor e saúde:
- Procuram produtos que não comprometam o sabor tradicional, mas que sejam mais saudáveis.
- 57% mostram interesse crescente por produtos de panificação e pastelaria que incluam vegetais como ingrediente.
Compras Online
O consumo online está em crescimento, mas enfrenta alguns desafios:
- 12% dos portugueses encomendam refeições online pelo menos uma vez por mês.
- A dúvida sobre a frescura dos produtos e a preferência pelo contacto pessoal nas lojas físicas são os principais obstáculos à compra online.
Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal afirma: “O relatório “Taste Tomorrow” sublinha a importância de compreender e adaptar-se às tendências emergentes para atender às expectativas dos consumidores, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade, origem dos alimentos e bem-estar. A indústria de panificação e pastelaria deve ajustar-se a estas preferências para manter-se relevante e competitiva no mercado. Este estudo reforça o nosso compromisso em fornecer produtos inovadores e de alta qualidade, alinhados com estas tendências, para continuar a satisfazer e exceder as expectativas dos nossos clientes.”
Criada em 1919 como uma empresa familiar, hoje a Puratos conta com mais de 10 mil colaboradores e uma presença em 82 países, estando em Portugal desde 1971 onde soma cerca de 140 pessoas. A missão inicial era oferecer uma ampla gama de serviços e ingredientes para panificação, pastelaria e chocolate em todo o mundo, contudo, com a evolução do setor alimentar e o surgimento de novos desafios, a visão tornou-se algo maior: trazer a inovação a estas três fileiras, nas quais investe até 2% do lucro global através da sua rede de 115 Centros de Inovação e Desenvolvimento.
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