Pode o coronavírus ser transmitido através de comida importada da China?
Atualmente, e segundo Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, que levou a cabo um estudo intensivo, o coronavírus não pode ser transmitido via alimentos, dado que não existiu nenhum caso de contaminação do género. As duas únicas vias de transmissão comprovadas foram através de humanos e animais.

Contudo, a entidade realça que a transmissão a partir de superfícies recentemente contaminadas com o vírus pode gerar problemas, mas o coronavírus não é estável fora do recipiente, o que limita o período de tempo em que pode gerar a contaminação.
Perante os dados, o Ministério conclui que a contaminação de coronavírus via bens alimentares importados da China é pouco provável.
Apesar da conclusão, para evitar a potencial contaminação dos bens alimentares, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um conjunto de conselhos para os responsáveis por trabalhar com alimentos. São estes:
-
Higiene adequada das mãos;
-
Práticas de higiene para tosse / frio;
-
Práticas alimentares seguras;
-
Evitar contato próximo, quando possível, com qualquer pessoa com sintomas de doença respiratória, como tosse e espirro;
-
Uma boa higiene e limpeza também são importantes para evitar a contaminação cruzada entre alimentos crus ou mal cozidos e alimentos cozidos ou prontos para consumo na cozinha.
Os empregadores também têm um papel importante a desempenhar na prevenção de doenças transmitidas por alimentos e devem:
-
Garantir que a equipa está ciente da situação do coronavírus em 2019/2020;
-
Garantir que os funcionários são treinados adequadamente em higiene alimentar;
-
Garantir uma supervisão eficaz dos funcionários para reforçar as práticas de higiene;
-
Fornecer as instalações corretas, por exemplo para lavagem das mãos, para permitir que os funcionários pratiquem uma boa higiene;
-
Garantir que os colaboradores relatam quaisquer sinais/sintomas físicos antes de iniciar o trabalho ou enquanto estiverem no local de trabalho;
-
Manter-se vigilante e garantir que os funcionários que estejam doentes não trabalhem;
Outros artigos que lhe podem interessar