Perda e Desperdício de Alimentos - Manuais da FAO destinados à população juvenil

A redução da perda e desperdício de alimentos é uma parte importante do contributo que nos envolve a todos no cumprimento da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e é uma das metas fundamentais a cumprir para a concretização do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12” - Produção e Consumo responsável.

FAO

É neste contexto que a FAO tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de conter o problema da perda e desperdício de alimentos, nos seus vários segmentos. Acresce referir que a Assembleia Geral da ONU, seguindo os pedidos da Conferência da FAO de 19.12.2019, adotou o dia 29 de setembro de 2020 como o 1.º Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos.

Tendo presente o papel que a prevenção e a educação têm para uma mudança de atitude do consumidor, de que as crianças e os jovens serão os intervenientes no futuro, a FAO publicou em setembro de 2018, quatro manuais escolares dirigidos à população juvenil em faixas etárias distintas. O objetivo é o da sua consciencialização para as consequências da perda e desperdício de alimentos e sobre as ações que podem realizar para o seu combate.

Faixas etárias abrangidas:

  • Manual 1 | dos 5 aos 7 anos (pdf)
  • Manual 2 | dos 8 aos 9 anos (pdf)
  • Manual 3 | dos 10 aos 13 anos (pdf)
  • Manual 4 | + 14 anos (pdf)

Sob iniciativa do Ministério da Agricultura no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, em parceria com o Parlamento Europeu, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) promoveu a edição em língua portuguesa dos quatro manuais escolares, para sua divulgação junto da população juvenil.

Consultar mais informação no website da FAO 

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.