Vão abrir candidaturas para pequenos investimentos agrícolas

FOTO: Ehrecke / PIXABAY
O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) anunciou para “breve” a abertura de concursos LEADER para apoio aos pequenos investimentos nas explorações agrícolas
As candidaturas serão submetidas através do Balcão dos Fundos para a Agricultura, sendo necessário ter a Chave Móvel Digital ativada.
Os objetivos destes concursos passam por reforçar a produtividade, viabilidade económica, sustentabilidade ambiental e inovação das explorações agrícolas, promovendo práticas sustentáveis, valorização dos recursos locais e melhoria das condições de trabalho e coesão dos territórios rurais.
Para que as operações sejam elegíveis, o investimento total terá de se situar entre dois mil e 50 mil euros. São elegíveis despesas com bens imóveis, nomeadamente prédios rústicos; Preparação de terrenos; Edifícios e construções; Adaptação de instalações; Plantações plurianuais; Instalação de pastagens permanentes; e Sistemas de rega, e bens móveis, nomeadamente novas máquinas e equipamentos; Equipamentos informáticos; Vedações necessárias à atividade pecuária; e Animais reprodutores de raças autóctones ameaçadas. São também elegíveis despesas gerais (até 4 % do custo total elegível) e despesas de elaboração e acompanhamento da candidatura (até 2 % do custo total elegível).
Outros artigos que lhe podem interessar