Ocratoxina A em cafés: Controlo efetuado na ASAE - bibliografia

Texto por: Sarogini Monteiro, Sofia Lopes, Paulo Carmona e Pedro Nabais

ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Divisão de Riscos Alimentares

RESUMO

O café é uma bebida obtida a partir da torrefação do grão proveniente do cafeeiro, sendo esse processo que origina o sabor característico do café. Ao nível da sua segurança, de entre os perigos associados ao café destacam-se: os resíduos de pesticidas e as micotoxinas, nomeadamente a ocratoxina A (OTA). A OTA é produzida naturalmente por fungos dos géneros Aspergillus e Penicillium. De acordo com a EFSA, a contaminação do café torrado com OTA está diretamente relacionada com a qualidade de processamento ao longo da cadeia de produção do café, pelo que a aplicação de boas práticas de secagem e armazenamento poderá evitar a sua formação. A ASAE, no âmbito do PNCA, colheu e analisou 58 amostras de café nos últimos anos para quantificação de OTA e controlo da informação ao consumidor. Dos resultados obtidos, conclui-se que, na sua generalidade, os cafés torrados disponíveis no mercado são seguros para o consumidor.

BIBLIOGRAFIA 

https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/caffeine

https://www.worldatlas.com/articles/top-10-coffee-consuming-nations.html

https://webgate.ec.europa.eu/rasff-window, consultado em 11.01.2022

Relatório Anual RASFF 20220 https://food.ec.europa.eu/system/files/2021-08/rasff_pub_annual-report_2020.pdf

Relatório Anual 2021 “Alert and Cooperation Network”; https://food.ec.europa.eu/system/files/2022-07/acn_annual-report_2021-final.pdf

Ochratoxin A in food: public health risks assessed | EFSA (europa.eu), consultado em 08.04.2022

EFSA, Scientific Opinion on Risk assessment of ochratoxin A in food, EFSA Journal 2020,  

https://doi.org/10.2903/j.efsa.2020.6113

Regulamento (CE) N.º 1881/2006 da Comissão, de 19 de dezembro, que fixa os teores máximos de certos contaminantes presentes nos géneros alimentícios. Jornal Oficial da União Europeia.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.