Puratos revela o que influencia a experiência do consumidor no setor alimentar para 2025

A Puratos, empresa dedicada à produção e investigação nos setores da panificação, pastelaria e chocolate, realizou no passado dia 12 de março, o evento Customer Experience, Next Level.

Este evento contou com vários especialistas e profissionais da indústria alimentar para debater os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores portugueses e explorar oportunidades estratégicas para o mercado em 2025.

Ao longo da iniciativa foram revelados os principais fatores que influenciam a experiência de consumo no setor da panificação e pastelaria, de acordo com o estudo da Kantar - empresa global de pesquisas de mercado, dados e insights. O consumo de produtos de padaria e pastelaria encontra-se presente em todos os espaços portugueses, incentivado pela procura por frescura, conveniência e satisfação. Segundo os dados apresentados, a frescura continua a ser o fator mais valorizado pelos consumidores na hora de escolher produtos de panificação e pastelaria, com 53 % a identificá-la como o critério decisivo de compra. Seguem-se a relação qualidade-preço (39 %) e o sabor (36 %).

O estudo também anunciou que a satisfação continua a ser um dos grandes impulsionadores de consumo, com os produtos de pastelaria a registarem um crescimento notório. Entre os que mais se destacam estão os travesseiros (+17,1 %), os crepes (+11,6 %) e o segmento madalenas/queques/muffins (+10,2 %). Para além disso, a conveniência ganha importância fora de casa, estimulando o crescimento das opções de snacking e refeições rápidas. O consumo de produtos alimentares no exterior cresceu 9 % em refeições principais, enquanto dentro de casa aumentou de modo especial no pequeno-almoço (+2 %).

Apesar das oportunidades existentes, continua-se a registar algumas barreiras à compra dos produtos. O estudo indica que os consumidores evitam determinados produtos devido à falta de aspeto apelativo, ingredientes de baixa qualidade e pouca visibilidade no ponto de venda.

“As conclusões do estudo reforçam a importância da experiência do consumidor como um fator determinante para o sucesso das marcas. No setor alimentar, inovar significa não só criar produtos que satisfaçam os consumidores, mas também garantir que a experiência de compra é intuitiva, conveniente e alinhada com as expectativas do mercado”, refere o diretor-geral da Puratos Portugal, Ivan Mellado.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.