UE atinge níveis recorde de exportações agroalimentares em 2024

FOTO DARIASOPHIA/ PIXABAY

Christina Genet

O relatório anual da Comissão Europeia revela um mercado agroalimentar europeu em crescimento, tanto em termos de exportações como de importações no ano passado.

2024 tem sido um ano recorde em múltiplos aspetos. Um desses diz respeito às exportações agroalimentares da União Europeia. Estas atingiram os 235,4 mil milhões de euros, registando assim um aumento de 3% face ao ano anterior, de acordo com o relatório anual da Comissão Europeia sobre o setor.

As principais destinações dos produtos europeus são o Reino Unido, que representa quase um quarto das exportações, seguido pelos Estados Unidos e pela China. Alimentos à base de cereais, produtos lácteos e vinhos são os mais apreciados pelos parceiros comerciais da UE, enquanto azeitonas e produtos de cacau registaram os maiores aumentos de preço.

Portugal acompanhou esta tendência e registou também resultados recorde em 2024. Segundo a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), as exportações da indústria alimentar e das bebidas aumentaram 8,73% face a 2023. Os vizinhos europeus mantêm-se como as principais destinos dos produtos portugueses, com Espanha em primeiro lugar. O azeite e o vinho continuam a ser os mais populares.

Do lado das importações, a UE também apresentou valores recorde, atingindo 171,8 mil milhões de euros. Este crescimento de 8% deve-se sobretudo ao aumento do preço das importações de cacau, café, frutas e frutos secos, segundo o relatório da Comissão Europeia.

O Reino Unido, a Ucrânia e o Brasil continuam a ser os principais fornecedores agroalimentares da União Europeia, enquanto as importações provenientes da Rússia e da Austrália diminuíram respetivamente 46% e 28%. Embora o abrandamento nas trocas comerciais com a Rússia remonte à invasão da Ucrânia, as relações com a Austrália foram afetadas pelo fracasso do acordo de comércio livre com a UE em outobro de 2023, e pela diminuição significativa das importações de colza.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.