Nampula: pescado comercializado no Mercado do Belenenses

Por: Pompílio Vintuar e Jaime Bitone José
Resumo
Num estudo descritivo com abordagem qualitativa, foi feita a descrição dos pontos críticos de HACCP/APPCC e análises laboratoriais dos microorganismos do pescado, manipulado, conservado e comercializado no mercado do Belenenses, cidade de Nampula, na província de Nampula, na República de Moçambique.
Para a realização do estudo foram entrevistados 220 compradores, 166 vendedores assim como o gestor do mercado. Foram feitas observações das condições higiénicas, de saneamento, de armazenamento e a manipulação dos alimentos, assim como analise microbiológica do pescado através dos ensaios em bacteriologia de Salmonella spp (Método ISO 6579), Escherichia coli (Metodo NF ISO 16649/2), Pesquisa e Contagem de enterobactérias (Método PR NF ISO 21528/2) e coliformes totais (Método ISO 4832:2006), num estudo de campo abrangendo um total 386 amostras, numa amostra probabilística de acordo com o universo disponível de vendedores e compradores de pescado no mercado do Belenenses.
Do estudo feito conclui-se que pouco se observa os critérios, as leis e normas vigentes, destacando -se por uma manipulação de pescado sem protecção, superfícies de bancas de venda sujas, saneamento do meio e armazenamento deficientes.
As análises laboratoriais de amostras de pescado indicaram a não conformidade em relação a E. coli. Foi feita uma observação da conservação, manipulação, armazenamento do pescado em comparação com as leis e normas vigentes.
(Continua)
Nota: Artigo publicado na edição n.º 15 da Revista TecnoAlimentar.
Para aceder à nossa edição impressa, contacte-nos através dos seguintes endereços:
Telefone 225899620
Email: marketing@agropress.pt
Outros artigos que lhe podem interessar