Empresa portuguesa multada por envolvimento em cartel no setor das Embalagens
A Comissão Europeia multou em 115,9 milhões de euros sete fabricantes e distribuidores de embalagens para alimentos, por participação numa série de cartéis para fixar preços e partilhar o mercado.
Um dos cartéis cobria o mercado português e espanhol e esteve ativo entre março de 2000 e fevereiro de 2008. Entre as empresas visadas está a distribuidora portuguesa Ovarpack, multada em 67 mil euros.
O outro distribuidor penalizado é a britânica Propack. Os fabricantes multados são a Huhtamäki da Finlândia, a Nespak e a Vitembal de França, a Silver Plastics da Alemanha, a Coopbox, Magic Pack e Sirap-Gema de Itália. A britânica Linpac escapou às sanções por ter denunciado a situação.
Segundo Bruxelas, as empresas ficaram os preços e partilharam clientes através de cinco cartéis distintos. “Milhões de consumidores que compram alimentos para seu consumo e das suas famílias poderão ter sido afetados por estes cartéis. As empresas em questão repartiram o mercado de embalagem de alimentos e acordaram preços, em vez de concorrer em função dos seus méritos”, comenta Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência.
Ler aqui.
Outros artigos que lhe podem interessar