ASAE apreende 60 carcaças de leitão sem condições para consumo
No passado domingo, dia 4 de abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fez saber que apreendeu em Vagos, no distrito de Aveiro, 60 carcaças de leitão sem «condições mínimas para serem consumidas». A apreensão significa um valor de cinco mil euros.

Em comunicado, citado pela TSF, a ASAE explica que a operação da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, além de Vagos, decorreu no município de Cantanhede, no âmbito de investigações pelo crime de abate clandestino, visando duas residências, por «constituírem locais suspeitos de servirem para abates e assadura ilegais». No final, foi constituído um arguido, sujeito a termo de identidade e residência.
Os leitões foram «abatidos e confecionados em local sem qualquer licenciamento, condições de higiene ou controlo veterinário» e sem «as condições mínimas para serem consumidas», pode ler-se.
Já na passada quinta-feira, dia 1 de abril, a ASAE suspendeu a atividade de um operador económico em Penafiel, apreendendo 25 toneladas de produtos alimentares.
Outros artigos que lhe podem interessar