Vinhos Flor de Sal registam crescimento de 100 %

A Ervideira, empresa vitivinícola do Alentejo, anunciou um crescimento de 100 % da marca Flor de Sal, contrariando momento desafiante do setor
A marca Flor de Sal, da quinta geração, destacou-se com um crescimento de 100 %, revelando-se um dos principais motores da empresa. O desempenho global também registou uma evolução positiva, com uma subida de 7 % no canal Horeca e Exportação de 16 % no Enoturismo, isto num cenário em que o consumo de vinho tem vindo a cair a nível mundial, como realça a Ervideira em comunicado.
A empresa reconhece, aliás, o momento de desafios estruturais que o setor enfrenta. Apesar do aumento do consumo de álcool, este crescimento tem sido liderado pela cerveja e pelas bebidas espirituosas, sobretudo junto dos consumidores mais jovens. O vinho, por seu lado, tem sofrido não apenas uma quebra de consumo, mas também uma forte pressão recessiva ao nível dos preços, que muitas vezes descem abaixo do custo real de produção, frisa a Ervideira em comunicado.
Duarte Jr Leal da Costa, Diretor de Enoturismo e Operações da Ervideira, afirma ser “impossível colocar no mercado vinhos honestos e sustentáveis a preços inferiores a 4 euros por garrafa”, lembrando que só o custo da uva e da vinificação já ultrapassa largamente os 2 euros por litro. “Ao juntar-se a embalagem, a logística, a margem dos distribuidores e a carga fiscal, qualquer garrafa vendida abaixo daquele valor implica que alguém na cadeia esteja a perder dinheiro, sendo, quase sempre, o agricultor o mais penalizado”, acrescenta.
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