igus desenvolveu o sistema de favos de abelha para fixação de condutores em calhas articuladas

O novo sistema facilita ainda mais a confeção de calhas articuladas.

igus

O novo sistema de favos de abelha para fixação de condutores CFU combina um desenho compacto com uma fixação de condutores simples e flexível. (Fonte: igus GmbH).

Este ano, a igus apresentou um sistema único para fixação de condutores em calhas articuladas.

Os cabos e as mangueiras podem ser introduzidos e fixados, de forma simples, num favo de abelha. Na Motek 2017, a empresa especializada em motion plastics apresentou um novo sistema que substitui os modelos anteriores. Em comparação com as abraçadeiras de cabos, frequentemente utilizadas, ou outras soluções de fixação de condutores, o utilizador reduz o tempo de montagem em cerca de 80%.

O sistema de favos de abelha para fixação de condutores CFU da igus substitui as abraçadeiras de cabos, habitualmente utilizadas na indústria.

A vantagem é evidente: até agora, cada cabo tinha de ser fixado separadamente, enquanto que, nesta nova solução, os cabos e as mangueiras são simplesmente introduzidos no favo de abelha, sendo este posteriormente fechado.

Desta forma, as paredes exteriores das cavidades do favo de abelha ficam suave- e uniformemente apertadas à volta dos cabos. O sistema de favo de abelha é montado em segundos e é também, extremamente flexível, visto permitir a inclusão de novos cabos, assim como a sua substituição, de forma manual. O novo CFU combina um desenho compacto com uma colocação de condutores simples e flexível.

Sistema flexível de aplicação universal

Devido ao seu acabamento, adaptado ao suporte de fixação da calha articulada, o novo CFU pode ser utilizado em aplicações deslizantes ou sem suporte. A estrutura favo de abelha é facilmente adaptada para as larguras de cada calha. Os diferentes cabos são inseridos, de forma simples, em diferentes níveis na vertical do CFU, o sistema é fechado e, por fim aparafusado na parte superior.

As patilhas de fecho opcionais nas paredes laterais unem a calha articulada ao sistema de fixação de condutores. Com o sistema de favos de abelha para a fixação de condutores, o cliente pode personalizar a calha e o sistema de fixação antes de decidir a posição exata dos cabos.

Esta pode ser facilmente alterada posteriormente. O sistema está atualmente a ser desenvolvido para as calhas E4.1L. Em conjunto com o novo sistema de separação interior personalizado, o sistema de favos de abelha para fixação de condutores faz das E4.1L as calhas articuladas mais fáceis de preencher do mercado. 

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.