Produtores pedem inclusão de conteúdos sobre algas nos programas escolares

FOTO BAKD&RAW BY KAROLIN BAITINGER/UNSPLASH

A PROALGA - Associação Portuguesa dos Produtores de Algas - e o GreenCoLab apresentaram ao Ministério da Educação um pedido para que os programas escolares incluam informações sobre as propriedades nutritivas e os benefícios das algas.

O apelo baseia-se num estudo a ser apresentado no 1º Congresso Internacional da Biotecnologia das Algas, que ocorrerá em Lisboa entre os dias 9 e 11 de abril. O estudo, promovido pelo Vertical Algas, do Pacto da Bioeconomia Azul, revela que mais de 36 % dos portugueses desconhece os benefícios das algas na alimentação, suplementos e cosméticos, mas a maioria demonstra interesse em aprender mais sobre o tema.

O estudo refere que o consumo de algas em Portugal é baixo, principalmente devido ao desconhecimento dos seus benefícios, apesar de o país ser um dos maiores produtores. Em média, mais de 90 % da produção nacional é exportada. A PROALGA e o GreenCoLab defendem que informações sobre as algas, incluindo suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sejam integradas nos conteúdos programáticos das disciplinas de “Estudo do Meio” e “Ciências” do ensino básico e secundário.

Além disso, é solicitado ao Governo o apoio à distribuição de livros sobre algas nas bibliotecas escolares e à organização de workshops nas escolas. Estes workshops, já realizados em diversas regiões, têm como objetivo aumentar o conhecimento das algas e sua utilização na alimentação e outras áreas, como a cosmética e a agricultura.

O estudo também aponta que 75 % dos inquiridos acredita que o cultivo de algas é uma solução sustentável com impacto ambiental positivo, e 90 % considera as algas importantes para o equilíbrio do meio ambiente aquático. Foi realizado de 29 de novembro a 9 de janeiro de 2025, tendo contado com 3028 entrevistas presenciais e à distância. A esmagadora maioria dos inquiridos tem uma dieta omnívora, ou seja, come todo o tipo de alimentos.

O congresso de abril contará com a apresentação de um livro infantil ilustrado sobre as algas, destinado a promover a educação sobre o tema nas escolas.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.