APENO lança com a Biosphere um Guia de Segurança Sanitária para o Enoturismo

Para produzir este documento, a equipa consultou diversas fontes públicas de forma a agrupar informação fidedigna e completa, validada por técnicos de saúde pública.

Guia APENO Biosphere

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo e a Biosphere Portugal elaboraram um  guia de Segurança Sanitária para o enoturismo, tendo por base os requisitos e critérios estabelecidos pela Direção Geral de Saúde, Organização Mundial de Saúde e organismos governamentais e setoriais, com o objetivo de informar os agentes do setor do Enoturismo, para a normalização da actividade turística no actual contexto de pandemia do coronavírus. 

«Na ausência de regras específicas para o enoturismo que nos pudessem orientar durante a pandemia, a APENO procurou preencher esta lacuna o mais rapidamente possível para poder proporcionar anos seus associados um guia de segurança sanitária que contribuísse para a normalização da actividade turística no actual contexto em que ainda nos encontramos», afirmou a presidente da APENO, Maria João de Almeida.

Para produzir este documento, a equipa consultou diversas fontes públicas, dando assim a possibilidade de passar informação fidedigna e completa, validada por técnicos de saúde pública. As recomendações apresentadas neste documento são válidas à data da sua publicação, face à natural e necessária atualização constante, emanadas pelas entidades de saúde competentes. «Estaremos atentos e por isso procederemos às actualizações que forem sendo necessárias», informou ainda Maria João de Almeida.

O documento, lançado no dia 9 de dezembro, foi elaborado exclusivamente para os associados da APENO e, como complemento, será disponibilizado um webinar de interpretação e sensibilização, que contará com a participação de especialistas em higiene, segurança e saúde pública, com vista ao esclarecimento de dúvidas sobre este processo.

Recorde-se que a APENO é a primeira associação portuguesa dedicada exclusivamente ao Enoturismo. Lançada em Julho de 2020, o seu objetivo passa por dar expressão ao Enoturismo em Portugal, afirmando-o como um sector de relevo na economia portuguesa, fomentando a sua internacionalização e tornando-o numa referência a nível mundial.

A Biosphere é a primeira organização internacional para o turismo sustentável. A certificação Biosphere é concedida pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR), entidade independente criada em 1995 com o objetivo de promover ações e programas de desenvolvimento sustentável em destinos turísticos e empresas.

O ITR nasceu apoiado pela UNESCO através de um Memorando de Entendimento que tem possibilitado o desenvolvimento de atividades, projetos e eventos de cooperação entre as duas organizações, sendo também membro fundador do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), patrocinado pela Fundação das Nações Unidas.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.