Sobre a revista
A revista TecnoAlimentar é uma publicação periódica de informação especializada sobre a indústria agroalimentar e subsetores. Divulga informação técnico-científica, notícias e soluções tecnológicas sobre a transformação, processamento, conservação e embalamento de alimentos e bebidas. É dada importância a todos os setores da indústria agroalimentar, destacando-se as indústrias da carne, peixe, ovos, laticínios e bebidas, contribuindo assim para a disseminação de conhecimento e para o desenvolvimento económico dos agentes do setor.
A TecnoAlimentar é uma publicação a cores, no formato 210x297mm, com uma média de 56 páginas.
A distribuição é principalmente por assinatura. Tem, atualmente, uma tiragem de 1000 exemplares por edição, em papel, e periodicidade trimestral. Está também disponível em formato digital.
Estatuto editorial
Título: TecnoAlimentar
Subtítulo: Revista da Indústria Agroalimentar
Caracterização: Publicação periódica de informação científica e técnica.
Objeto: Promoção de tecnologias inovadoras que sustentem a competitividade da agroalimentar nacional.
Enquadramento Ético: A TecnoAlimentar respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.
Objetivo: Ser uma revista de interface: propõe-se promover as relações universidade-indústria-sociedade, estabelecendo pontes de comunicação capazes de promover o diálogo e fomentar a cooperação entre as instituições, tanto em Portugal como nos restantes países de expressão portuguesa.
Estratégia: Divulgação de tecnologias, investigação, produtos, serviços e ainda difundir atividades relevantes junto da comunidade empresarial, profissional e académica.
Estrutura Editorial:
- Diretor e Sub-diretor: Elementos oriundos do meio académico
- Diretor Executivo: Oriundo do corpo de colaboradores da Engenho e Média
- Conselho Editorial: Elementos oriundos do meio académico e instituições, que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial da revista
Seleção de Conteúdos:
- A seleção de conteúdos técnicos e científicos será da exclusiva responsabilidade da Direção e do Conselho Editorial;
- A revista publica peças noticiosas;
- Caso a informação tenha caráter publicitário será publicada sob o termo "Publi-reportagem".
Organização Editorial: Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura e base da organização editorial da revista compreende: Sumário; Editorial; Entrevista; Dossier técnico-científico; Atualidade; Mercado; Publicidade.
Espaço Publicitário:
- A publicidade organiza-se por espaços de página e frações, encartes e publi-reportagem;
- A tabela de publicidade é válida para todo o território nacional;
- A percentagem de espaço publicitário não pode ultrapassar 20 por cento da paginação;
- A Direção da AVAC Magazine poderá recusar publicidade que não se coadune com o objeto editorial e os princípios deontológicos da revista.
- Não será aceite publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da atividade.