Projeto “Escolas do Queijo” aborda afinação do queijo
O Município do Fundão está a desenvolver, desde 2018, o projeto “Escolas do Queijo”, focado num património imaterial, o queijo, e que envolve mais de 200 alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho do Fundão.
Este projeto pedagógico e territorial sobre um dos patrimónios mais emblemáticos do concelho do Fundão, o Queijo Amarelo da Beira Baixa, tem como objetivo a defesa e salvaguarda de um dos principais patrimónios gastronómicos da Beira Baixa, um bem precioso que importa preservar para a identidade e deleite de gerações futuras.
Este ano letivo, para além da feitura do queijo, o projeto “Escolas do Queijo” tem uma abordagem à Afinação do Queijo e à profissão de Afinador de Queijo. Para tal, foram convidadas a APQDCB – Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco e o agrupamento gestor das D.O.P. Queijo Amarelo, Queijo Picante da Beira Baixa e Queijo de Castelo Branco.
No dia 4 de abril decorreram duas explicações destinadas aos alunos sobre a Afinação de Queijo Beira Baixa, na Escola Secundária do Fundão, e na Escola EB2/3 de Silvares.
As explicações estiveram a cargo do mestre queijeiro Carlos Godinho, Presidente da APQDCB, que partilhou o seu conhecimento sobre técnicas de cura e de apresentação do produto.
Outros artigos que lhe podem interessar