Novo Nordisk lança "The Healthy Childhood Challenge" em colaboração com a UNICEF

A Novo Nordisk, em colaboração com a UNICEF, lança hoje o "The Healthy Childhood Challenge", um desafio global que tem como objetivo apoiar e financiar ideias que promovam ambientes saudáveis para as crianças.

Crescer num ambiente saudável é essencial para que uma criança prospere e atinja o seu potencial, mas, hoje em dia, esta não é uma realidade para muitas crianças, que se desenvolvem em contextos prejudiciais à sua saúde. O "The Healthy Childhood Challenge" procura ideias que aumentem a probabilidade de as crianças estarem bem nutridas, ativas e mentalmente sãs nos ambientes em que vivem.

Esta iniciativa regressa um ano após o sucesso da primeira edição – o "The Healthy Food Challenge", em que o projeto português Food From the Block foi um dos três vencedores – e desafia agora comunidades, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e de saúde, organismos públicos, e tantos outros, em todo o mundo, a proporem soluções que promovam a criação de ambientes mais saudáveis para as crianças e que reduzam as desigualdades em saúde.

As três melhores e mais inovadoras ideias irão receber 100.000 dólares (cerca de 92.000 euros) da Novo Nordisk para colocarem em prática as soluções apresentadas.

Este ano, o foco tem uma relevância crítica: a infância. Uma saúde deficiente numa idade mais jovem aumenta o risco de desenvolvimento de doenças não transmissíveis no futuro, desde logo a obesidade. Intervir para ajudar as crianças a manterem um peso adequado é uma forma importante de melhorar a sua saúde, para o resto das suas vidas. Este facto assume particular importância no nosso país, onde cerca de 29,6% e 12% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso e obesidade, respetivamente.

“Muitas crianças estão hoje rodeadas por ambientes onde os alimentos não saudáveis estão amplamente disponíveis e promovidos, e onde existem poucas oportunidades para a realização de atividades físicas. Em particular, as crianças que residem em áreas mais desfavorecidas têm frequentemente menos acesso a espaços seguros e verdes para fazerem exercício e os alimentos nutritivos e acessíveis são escassos”, refere Jo Jewell, especialista em Nutrição da UNICEF. “Criar oportunidades para que as crianças comam bem, sejam ativas e mantenham um peso saudável é um desafio societal que temos de enfrentar e, como sociedade, temos de pensar fora da caixa para encontrar novas e criativas formas de dar às crianças em todo o mundo um começo de vida saudável”, acrescenta.

“A prevenção da doença é uma parte fundamental do compromisso social da Novo Nordisk e a infância é uma oportunidade de impacto único para fazer a diferença na saúde das pessoas. Procuramos soluções inovadoras e parcerias criativas que possam apoiar a criação de ambientes saudáveis para as crianças. E incentivamos comunidades, organizações, grupos de jovens, instituições públicas e organizações privadas – qualquer pessoa que tenha uma excelente ideia – a participar nesta nossa iniciativa”, destaca Paula Barriga, Diretora Geral da Novo Nordisk Portugal.

O "The Healthy Childhood Challenge" é parte integrante do compromisso e estratégia da Novo Nordisk para o desenvolvimento sustentável, que tem como um dos seus pilares de atuação a prevenção de doenças crónicas, entre as quais a Obesidade. Esta doença é hoje um dos principais problemas de saúde em Portugal, afetando cerca de 28,7% dos portugueses, o que corresponde a mais de 2 milhões de pessoas. E traz impactos a diferentes níveis: no indivíduo, na sociedade e no sistema de saúde – a obesidade e o excesso de peso representam um custo direto anual de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, o equivalente a 0,6% do PIB e a 6% das despesas de Saúde do nosso país. 

Esta nova edição da iniciativa global promovida pela Novo Nordisk vai incluir duas rondas de seleção dos projetos: a primeira em julho, onde serão selecionados os 10 melhores projetos; e uma seleção final em outubro, altura em que os três vencedores serão escolhidos, sendo depois anunciados em novembro.

Mais informação disponível aqui.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.