Fruit Attraction 2024 atinge números recorde com um aumento de 13% de visitantes profissionais

Registou 117.370 visitantes de 145 países. A Fruit Attraction encerrou a sua 16ª edição no passado dia 10 de outubro com um recorde histórico de participação. Um total de 117.370 profissionais de 145 países estiveram presentes no evento, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, com a presença da Andaluzia como Região Convidada, a Feira registou a participação de 2.201 expositores de 59 países, e uma ocupação de 70.254 metros quadrados líquidos de oferta de frutas e legumes, pela primeira vez, distribuídos por 10 pavilhões do centro de feiras, representando um aumento de 10% em ambos os parâmetros em relação à edição de 2023. Estes números converteram Madrid na capital mundial das frutas e legumes, além de ratificar a Fruit Attraction como uma ferramenta fundamental para o negócio global de frutas e legumes.

Mais uma vez, a feira afirmou-se como um importante centro de comercialização do sector hortofrutícola nacional, com os centros de produção espanhóis a ocuparem 55% da área de exposição, com a participação das regiões autónomas produtoras de frutas e legumes do país. De todos os expositores espanhóis, a Andaluzia foi a região com maior número de empresas, seguida da Comunidade Valenciana, Múrcia, Madrid e Catalunha. Entre os participantes nacionais destacam-se também Aragão, Extremadura, La Rioja, Castela-La-Mancha e Castela e Leão, bem como Navarra, País Basco, Galiza, Canárias, Cantábria e Astúrias.

O segmento internacional representou 45% da ocupação total, atraindo a participação de 59 países e aumentando a sua área de exposição em 22,5%.

Mais uma vez, a Área de Produtos Frescos, dirigida a produtores e comerciantes de frutas e legumes, destacou-se como o segmento mais representativo da feira, ocupando 70% do espaço e registando um aumento de 6% em relação ao ano anterior. A Área da Indústria Auxiliar representou 24% da feira, registando um crescimento de 4%. Destaca-se também a Área de Logística de Frescos , com um aumento de mais de 26%. Como novidade deste ano, o pavilhão 1 acolheu a Innova&Tech, uma área focada nas empresas de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico que reúne, entre outros, os sectores Biotech Attraction e Smart Agro.

Um dos aspectos mais apreciados pelos participantes foi a qualidade e o profissionalismo dos visitantes internacionais, que registaram um aumento de 24%, representando 49% do total de visitantes da feira. Mais uma vez, este ano, o maior número de visitantes veio da Europa, especialmente de Itália, França, Países Baixos, Reino Unido, Portugal e Alemanha. Destacaram-se também os do Peru, Chile, África do Sul, Marrocos e Brasil.

A Fruit Attraction proporcionou também aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional com o Programa de Convidados Internacionais, financiado pela feira, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação e o ICEX, que atraiu a Madrid 700 grandes compradores, gestores de compras a retalho, importadores e grossistas de 70 países. Neste contexto, destaca-se também o programa de Países Importadores Convidados, que este ano foi a vez da China e da Arábia Saudita.

No domínio da inovação, a Fruit Attraction acolheu uma nova edição do The Innovation Hub com a exposição de um total de 40 produtos e serviços. Os vencedores dos prémios Innovation Hub foram a RIJK ZWAAN IBERICA na categoria Fresh Produce , a AGERPIX TECHNOLOGIES na categoria F&V Industry e a TALLERES DAUMAR na categoria Sustainability and Commitment Actions .

O produto estrela deste ano foi o abacate, com várias iniciativas concentradas em torno deste superalimento.Para além de diversas actividades, como a apresentação da Organização Interprofissional do Abacate e da Manga, workshops e demonstrações, realizou-se o Congresso Mundial do Abacate com a presença de 400 profissionais. O Congresso da Noz e da Pecan também se realizou no âmbito da feira, com a participação de 100 pessoas.

Além destas sessões, a Fruit Attraction acolheu o Biofruit Congress -organizado pela Ecovalia-, o Biotech Attraction, o V Fresh Food Logistic The Summit -organizado pela Alimarket- e algumas outras conferências de interesse, bem como 46 apresentações feitas pelos expositores nos Fruit Next Forums.O conjunto das conferências reuniu mais de 2.300 participantes.

Além disso, a Factoria Chef voltou a ser um espaço gastronómico dentro da Fruit Attraction, com um total de 15 atractivas demonstrações culinárias e sessões de show cooking.

Pela primeira vez, a Fruit Attraction atribuiu o prémio de melhor stand nas suas três categorias: Países e Regiões, Empresas e Comunidades Autónomas e Instituições, destacando a estética e a encenação apresentadas pelos expositores. Os prémios desta primeira edição foram atribuídos ao BRASIL, DIPUTACIÓN DE ALICANTE, ECUADOR, FONTESTAD, HOLLAND FRESH GROUP, MERCAJARA, PORTOS DE ESPANHA, TOTAL PRODUCTS e XUNTA DE GALICIA.

Além disso, foram entregues o 14º Prêmio APAE de Jornalismo e o Prêmio Fruit Attraction de Jornalismo, que nesta ocasião foi para a revista Polônia Frutas.

A Fruit Attraction 2024 contou mais uma vez com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação na sua cerimónia de abertura, que foi presidida pelo Ministro Luis Planas.

Newsletter TecnoAlimentar

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos no setor agroalimentar


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.