Ferrero reforc¸a o seu compromisso com a sustentabilidade, as pessoas e o meio ambiente em toda a cadeia de valor do cacau
A Ferrero publicou hoje a sua Carta do Cacau e o seu Plano de Ac¸a~o, atrave´s do qual reafirma a sua vontade de conseguir uma indu´stria de cacau sustenta´vel para a natureza e as pessoas, dois pilares chave da sua estrate´gia de responsabilidade social corporativa. A Carta e o Plano de Ac¸a~o manifestam o compromisso da Ferrero tanto na criac¸a~o de rendimentos para os agricultores, como na protec¸a~o das crianc¸as, das comunidades e no desenvolvimento e promoc¸a~o da agrossilvicultura sustenta´vel.

Em 2005, a Ferrero iniciou os seus esforc¸os para conseguir um cacau de origem responsa´vel ao unir-se a` Fundac¸a~o Mundial do Cacau e, posteriormente, a` Iniciativa Internacional do Cacau. Hoje em dia, o cacau da Ferrero obte´m-se de forma 100% sustenta´vel com a garantia de organismos de certificac¸a~o como a Rainforest Alliance ou Fairtrade, entre outras.
Para ale´m disso, quase a totalidade do cacau obtido pela multinacional italiana procede de agricultores conhecidos pelo que a rastreabilidade e´ muito elevada. Neste sentido, a Ferrero conseguiu uma rastreabilidade de 96% dos seus gra~os de cacau ate´ a`s explorac¸o~es agri´colas produtoras.
Com a publicac¸a~o da Carta do Cacau, a Ferrero reconhece que os problemas da cadeia de fornecimento do cacau sa~o complexos e devem abordar-se atrave´s da associac¸a~o com os agricultores, a indu´stria, as comunidades, as ONG e os Governos. Neste documento, a empresa descreve ac¸o~es agrupadas em quatro pilares: meios de vida sustenta´veis, proporcionar apoio especi´fico aos agricultores para melhorar a produtividade e diversificar os rendimentos; direitos humanos e pra´ticas sociais, proteger os direitos das crianc¸as nas comunidades produtoras de cacau; protec¸a~o do meio ambiente, apoiar os agricultores para que se convertam em sistemas agroflorestais e transpare^ncia, rastreabilidade da cadeia de fornecimento, avaliac¸o~es de riscos e divulgac¸a~o de progresso.
Desta forma, o Plano de Ac¸a~o de Cacau da Ferrero descreve como a companhia trabalhara´ para alcanc¸ar estes feitos. As iniciativas ja´ em pra´tica incluem: planos de desenvolvimento agri´cola e atividades geradoras de rendimentos; alianc¸as para implementar sistemas de protec¸a~o infantil e planos de desenvolvimento comunita´rio para abordar o trabalho infantil; uma estreita colaborac¸a~o com a iniciativa Cocoa & Forests Initiative (CFI) para colocar um fim a` desflorestac¸a~o no sector do cacau e promover uma agricultura sustenta´vel, fortalecer as associac¸o~es com fornecedores e construir uma plataforma que de^ visibilidade a toda a cadeia de fornecimento da Ferrero.
Marco Gonc¸alves, diretor de Aquisic¸o~es e Avela~s da Companhia afirma que «a Carta do Cacau e Plano de Ac¸a~o salientam a ambic¸a~o da Ferrero de ser uma forc¸a impulsionadora no sector do cacau e onde a sua produc¸a~o crie valor tanto para as pessoas como para o meio ambiente». «Atrave´s do nosso enfoque no abastecimento, conhecemos os agricultores e as comunidades que nos fornecem e isto permite-nos apoia´-los de uma forma especi´fica. Agora estamos a fortalecer as nossas atividades para conseguirmos uma mudanc¸a duradoura para o sector», acrescenta Marco Gonc¸alves.
A Ferrero publicara´ relato´rios sobre os progressos e avanc¸os do Plano de Ac¸a~o. O primeiro desses relato´rios sera´ publicado durante oi segundo trimestre de 2022.
Grupo Ferrero
A Ferrero comec¸ou a sua histo´ria na pequena cidade de Alba em Piamonte, Ita´lia, em 1946. Hoje, com uma faturac¸a~o consolidada de mais de 12,3 mil milho~es de euros, a Ferrero e´ uma das empresas li´deres do mercado de alimentos doces embalados em todo o mundo. O Grupo Ferrero esta´ presente em todo o mundo com mais de 37 000 colaboradores e 31 fa´bricas de produc¸a~o. A Ferrero e´ o produtor de muitos i´cones de marca que sa~o amados de gerac¸a~o em gerac¸a~o como Nutella, Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello, que se comercializam em mais de 170 pai´ses.
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