A multidisciplinaridade e a constante dinâmica da Segurança Alimentar
A segurança alimentar recorre a várias áreas de investigação e atuação que estão em permanente evolução e discussão, nomeadamente: microbiologia, ecologia, educação, epidemiologia, bioinformática, economia, globalização, gestão. As questões associadas à segurança alimentar que são consideradas de maior preocupação continuam a evoluir à medida que os sistemas de produção de alimentos se tornam mais complexos.
![](/userfiles/images/blog/posts/20211108122527-_1.jpg)
Com isto, também se estreitam as relações ao longo da cadeia alimentar, tornando muitos desses elos potenciais pontos de contaminação que afetarão seguramente também etapas da produção, processamento e distribuição de alimentar. O desenvolvimento de normas e gestão de programas eficazes de segurança alimentar são essenciais para minimizar a ocorrência surtos de doenças transmitidas por alimentos.
O setor depara-se com consumidores cada vez mais exigentes sobretudo no que diz respeito a maior variedade de produtos e durante todo o ano, procura de alimentos étnicos, inovadores e orgânicos, combinada com uma indústria ávida de níveis de produtividade mais elevados e distribuição a baixo custo. Tudo isto sem defraudar as expectativas do consumidor por alimentos seguros e acessíveis.
Com a evolução das técnicas analíticas, a informação e o volume de dados aumentam exponencialmente, pelo que é essencial atuar também ao nível da formação das próximas gerações de técnicos em ciência de alimentos e profissionais de saúde para estarem habilitados para análise de grandes volumes de dados, para a bioengenharia, bioinformática e ainda cibersegurança. Mais, para que a comunicação seja eficaz em toda a cadeia de abastecimento global é necessária uma harmonização intergovernamental de legislação e práticas coesas para garantia da Qualidade, Segurança Alimentar, Nutrição e Sustentabilidade.
Nota de Redação
Artigo publicado na edição n.º 29 da Revista TecnoAlimentar.
Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:
Telefone 910 641 718
E-mail: redacao@agropress.pt
Outros artigos que lhe podem interessar