FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Conferência: Incentivos Portugal 2020 para a Indústria AgroAlimentar

 

agroalimentar

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, no próximo dia 6 de março, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, uma conferência sobre os incentivos do Portugal 2020 para a indústria agroalimentar. No momento de arranque do novo quadro de financiamento, instrumento essencial à melhoria da competitividade e da capacidade inovadora e exportadora das empresas, esta será uma oportunidade única para debater as oportunidades, as tendências e o financiamento que o Portugal 2020 reserva para o setor.

A conferência é de participação livre, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade do auditório do Centro de Estudos Camilianos. As inscrições podem ser efetuadas até 5 de março no portal oficial do programa Famalicão Made IN em http://www.famalicaomadein.pt.

Dirigida essencialmente a empresários, a iniciativa ocorre num momento áureo para a indústria agroalimentar em Vila Nova de Famalicão, pois, com 167 empresas, registou em 2012 um volume de negócios de 313.383 milhões de euros, sendo a mais relevante das indústrias transformadoras no concelho. Empresas como a ICM, a Campicarn, a Primor, a Porminho ou a Seara colocam Vila Nova de Famalicão na liderança do agroalimentar na região Norte e em segundo lugar a nível nacional.

A Câmara Municipal já tornou pública a intenção de reforçar o posicionamento do concelho famalicense como epicentro regional de base tecnológica e inovadora na área do agroalimentar. Esta conferência é assim mais um passo nesse sentido, procurando também fortalecer a ambição pelo Centro de Competências do Agroalimentar, um dos caminhos para onde aponta o Plano Estratégico de Vila Nova de Famalicão 2014-2025.

Esta conferência conta com o apoio da Adrave – Agência para o Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, da PortugalFoods e do jornal Vida Económica e vai reunir empresários da região e responsáveis públicos e privados num debate a não perder, realizando-se na sequência de dois importantes eventos sobre o Portugal 2020 de que Vila Nova de Famalicão foi palco. Ou seja, a apresentação nacional do Governo deste novo quadro de financiamento e a sessão sobre os incentivos que o mesmo encerra para o têxtil, indústria igualmente estratégica para o concelho famalicense.

|PROGRAMA|

AGROALIMENTAR 2020
OPORTUNIDADES, TENDÊNCIAS E FINANCIAMENTO ?6 de março de 2015, Centro de Estudos Camilianos, Seide S. Miguel

14H00 Receção de participantes

14H15 Abertura
Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar *

14H45 Entrega do certificado “Gold label of the European Cluster Excellence Initiative” à PortugalFoods

15H00 As 10 maiores tendências mundiais do setor agroalimentar para 2015 Ondina Afonso, Diretora Executiva da PortugalFoods

15H30 Negócios internacionais: Mercados tradicionais vs. novos mercados Pedro A. Vieira, Gestor de empresas e especialista em internacionalização

16H00 Estratégia Norte 2020: Políticas públicas e financiamentos ao setor agroalimentar Carlos Neves, Vice-presidente da CCDR-Norte

16H30 Boas Práticas: Antecipar tendências para vencer mercados

Moderador: Jornal Vida Económica

Painel com empresários

17H30 Debate

18H00 Encerramento
Joaquim Lima, Administrador-delegado da ADRAVE
Leonel Rocha, Vereador do Empreendedorismo na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Ler aqui.