FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Inovações no Produto Alimentar: as 7 principais tendências de 2014

superfoods-healthA “Snackificação” de tudo, os novos ingredientes como as algas, os produtos “livres de” como por exemplo os “sem glúten”, os produtos “on the go”, as proteínas de origem vegetal, as “supercomidas” como a chia ou a quinoa, as bebidas aromatizadas de baixo teor alcoólico, as funcionais ou as híbridas foram algumas das principais linhas que marcaram o lançamento de produtos de alimentação em 2014.

A cerca de pouco mais de um mês para o final do ano de 2014, a AINIA identificou as principais tendências na alimentação que estão a marcar o lançamento de produtos alimentares.

  1. “Snackificação” de tudo: Uma importante tendência a nível mundial. Trata-se de escolher um ingrediente, preferivelmente saudável, e colocá-lo sob uma determinada forma para que as pessoas possam consumi-lo facilmente.

 

  1. Os produtos “Livres de”: Outra das linhas que está a marcar o lançamento de produtos de alimentação são os produtos “sem”. “Sem aditivos nem conservantes”, “Sem gordura”, “Sem alergénicos”, “Sem açúcar”, “Sem gorduras tras”, são algumas das propagandas que estão a marcar esta tendência.
  1. Produtos “on the go”: Continuando com as tendências este ano, os produtos pronto a comer foram um deles. Apesar de ser uma tendência que já vem de outros anos, parece que este ano este conceito se tem cimentado, principalmente nos snacks saudáveis, frutas, legumes e saladas, bebidas e batidos.

 

  1. As novas “supercomidas”: Outra das tendências foi o redescobrimento de produtos ancestrais. Marcas a nível mundial lançaram nos últimos anos produtos que incorporam sementes de chia, grãos de quinoa, linhaça, etc. como ingredientes. Ou seja, que incorporem nos produtos componentes saudáveis.
  2. Proteínas de Origem Vegetal: O aumento do interesse das proteínas no mercado da alimentação e das bebidas, converteu-se numa das linhas deste ano. Sobretudo as novas fontes de proteínas como as provenientes das microalgas ou de vegetais lácteos como a soja.
  1. Bebidas aromatizadas de baixa graduação, bebidas funcionais e bebidas híbridas: A inovação nas bebidas não se fica apenas pelas bebidas aromatizadas de baixo teor alcoólico, as funcionais (ex: que previnam problemas cardíacos) ou as híbridas (ex: sumo de fruta com chá) foram algumas das principais linhas que marcaram o lançamento de novos produtos em 2014
  1. Produtos sutentáveis: Os consumidores cada vez mais exigem produtos sustentáveis. O cálculo da pegada ambiental é o primeiro passo a caminho de dar uma resposta a esta exigência. Para além de ser uma certificação de produto, pode ser utilizada na própria etiqueta e, por isso, serve de comunicação direta entre o produtor e o consumidor.

Estas são algumas das principais tendências que marcaram o lançamento de produtos alimentares em 2014. Veremos o que nos reserva 2015.

Ler mais aqui.